Text Size

A Realidade

A Deficiência Visual no Brasil

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/ 2010) existem 1,5 milhão de pessoas com deficiência visual em nosso país. Estima-se que o universo de crianças comprometidas com deficiência visual, na faixa etária entre 0 a 12 anos se restrinja na média de 510 mil. E destas, apenas 300 mil frequentam o Ensino Fundamental. 

Apesar dos avanços, os indivíduos com deficiência visual enfrentam inúmeros obstáculos em seu processo de inclusão na sociedade, sendo para eles ainda mais difícil o acesso à informação, educação, cultura e ao mercado de trabalho. Entre esses fatores destaca-se a reduzida oferta de literatura em braile e texto ampliado (no caso da pessoa com baixa visão), que é o sistema de escrita e leitura adequado às suas necessidades educacionais.

Para possibilitar a estas crianças oportunidade de pleno desenvolvimento sócio-educacional, o Brasil todo conta com, aproximadamente, 150 serviços. A constatação desta realidade deu origem ao sonho da criação de um espaço de excelência na orientação, no apoio pedagógico especializado e no acompanhamento da criança com deficiência visual em sua trajetória escolar. Assim, o Projeto Acesso instituiu-se como uma Associação sem fins lucrativos, sem distinção de raça, cor, credo político ou religioso, de âmbito nacional, com o objetivo de dar assistência à pessoa com deficiência visual, à sua família e aos profissionais envolvidos nesse processo.